quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

UM PEQUENO RESUMO SOBRE IMAGENS DE SATÉLITE PARA ESTUDOS AMBIENTAIS

As imagens de satélite permitem enxergar, e descobrir, o planeta Terra de uma posição privilegiada. Através delas, os ambientes mais distantes ou de difícil acesso tornam-se mais acessíveis.
Por serem pouco conhecidas, ainda não são tão exploradas, mas é cada vez mais frequente nos meios de comunicação, em atlas e livros.
* As imagens de satélites servem para o estudo e monitoramento do meio ambiente terrestre. Elas podem contribuir para o estudo dos fenômenos ambientais, de ambientes naturais e daqueles transformados pelo homem. Além de o sensoriamento remoto pode ser usado como recurso didático.
As imagens obtidas de satélites, de aviões (fotografias aéreas) ou mesmo na superfície ou próximo a ela como, por exemplo, uma fotografia da sua casa, escola ou de uma paisagem qualquer, tirada com uma maquina fotográfica comum, são dados obtidos por sensoriamento remoto.

Sensoriamento Remoto

É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, através da capitação e do registro de energia refletida ou emitida pela superfície.

SENSORIAMENTO: Obtenção de dados.

REMOTO: distante.

É utilizado porque a obtenção é feita a distancia, ou seja, sem contato físico entre o sensor e a superfície terrestre. Exemplo: O Sol é a principal fonte de energia, está age na superfície terrestre, onde podemos obter a energia incidente, que toca a superfície e reflete para o sensor/ satélite, e a energia absorvida, que emite energia da superfície (energia que se acumula no solo). As energias absorvidas pelo sensor/ satélite vão para uma estação de recepção.

* Quanto mais distante o sensor estiver da superfície terrestre, maior será a interferência da atmosfera (nuvens podem impedir que a energia refletida pela superfície chegue ao sensor a bordo de um satélite, registrando ao própria nuvem).

* Os sinais enviados para estas estações são transformados em dados na forma de gráficos, tabelas ou imagens.

História do sensoriamento remoto

A origem vincula-se ao surgimento da fotografia aérea. A história pode ser dividida em dois períodos: 1º) 1860 a 1960 - baseado no uso de fotografias aéreas.

2º) 1960 aos dias atuais - caracterizado por uma variedades de tipos de fotografias e de imagens.

Sua história está estritamente vinculada ao uso militar dessa tecnologia. A primeira fotografia aérea data de 1856, foi tirada de um balão. A partir de 1909, inicia-se a fotografia tomada por aviões. Durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial seus usos foram aumentando e se desenvolvendo, surgindo equipamentos como o infravermelho, radares, avanças nos sistemas de informação. Durante a Guerra Fria, vários sensores foram desenvolvidos para fins de espionagem.

Atualmente os dados que eram considerados sigilosos (militares) foram liberados para uso civil. Com o lançamento do primeiro satélite metereológicos (dec. 60), começaram os primeiros registros sistemáticos de imagem da Terra. No Brasil, as primeiras imagens de satélite (LANDSAT) foram recebidas em 1973. Hoje, recebe entre outros, as imagens do satélite CBERS, produto de um programa de cooperação entre o Brasil e a China.

* A energia utilizada em sensoriamento remoto é a RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA.

Baseado no livro de Teresa Gallotti Florenzano.

Caroline...

5 comentários:

Mariana Tiné disse...

Muito bom o resumo!!
Parabéns pels posts, eu, como uma geógrafa, adoro ler sobre nossa profissão!!

Abraços

Matheus Augusto disse...

muito bom!! to fazendo um trabalho com isso, mais, eu nao acho q o sensoriamento remoto é tao importante... mais ta bom. até q seria melhor se vcs colocassem alguma imagem. xau

Anônimo disse...

Muito bom ,achei a resposta que queria

Unknown disse...

Parabéns por tamanha inteligência e capacidade

Unknown disse...

Imagens de satelite resume para explicar em sala de aula