terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mapa

Um detalhe muito importante para que se possa compreender o que é um mapa e entende-lo, é antes de tudo saber o que é paisagem e espaço, e outras informações que o abrangem, como por exemplo: definições de símbolos, signo e escala.



Paisagem

"... é numa determinada porção de espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que reagindo dialeticamente, uns sobre os outros, fazendo da paisagem um conjunto único e indissociável, em perpétua evolução" (Bertrand 1972). Esta é a definição clássica de paisagem.

Temos também uma outra visão sobre o que é paisagem: "... paisagem é uma das instâncias que está contida dentro do objeto da Geografia que é o espaço geográfico. Assim, temos, paralelamente, de um lado, um conjunto de objetos geográficos distribuídos sobre um território e a maneira como esses objetos se dão aos nossos olhos, na sua continuidade visível", na visão de Milton Santos.



Símbolo

É algo que indica, representa, exprime alguma coisa que é de natureza diferente dela. O símbolo verbal ou a palavra me reenvia a coisas que não são palavras: coisas materiais, idéias, pessoas, valores, etc. Explicar sobre o que é símbolo para que assim fique mais fácil seu entendimento, é demonstrar a semelhança a bandeira que simboliza a nação, a moeda que representa o valor.



Signo

É um tipo de símbolo de significado evidente e universal. São de dois tipos: Natural, que resultam das leis da natureza ( fumaça, significa fogo) e o convencional, criado pelo ser humano (linguagem).



Escala

"É a relação matemática entre as dimensões verdadeiras de um objeto e sua representação proporcional a um valor estabelecido" (Bochicchio, 1993). As escalas utilizadas nas cartas são de dois tipos: numérica, tem a forma de uma fração e a gráfica, representada sobre uma linha graduada as distâncias lineares do terreno representado.

A escala de 1:1 é a natural, original. Se representarmos 1: 10.000, o real foi diminuído 10.000 vezes. Assim podemos dizer que quanto menor for a quantidade de vezes que o real for diminuído, maior será a escala. 1: 1.000 (permite mais detalhes) é uma escala maior do que 1:10.000.



Agora sim, podemos falar de mapas...

" Um mapa é uma representação geométrica plana, simplificada e convencional, do todo ou de parte da superfície terrestre, numa relação de similitude conveniente denominada escala.

Um mapa é a representação, sobre uma superfície plana, folha de papel ou monitor de vídeo, da superfície terrestre, que é uma superfície curva.

Um mapa dá uma imagem incompleta do terreno. Ele nuca é uma reprodução tão fiel quanto pode sê-lo, por exemplo, uma fotografia aérea. Mesmo o mais detalhado dos mapas é uma simplificação da realidade. Ele é uma construção seletiva e representativa que implica o uso de símbolos e de sinais apropriados." JOLY, Fernand. A Cartografia. Campinas, Papirus, 1990.



Textos utilizados como base do caderno de estudos de Fernanda Padovesi Fonseca, doutora formada pela USP e ex-professora de Cartografia do UNIFIEO.

Nenhum comentário: