quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Cartografia para todos!!!

Nós que somos da área de Geografia sabemos o que todos pensam sobre a disciplina em si, sempre acham que devemos saber, a capital de todos os países, em qual lugares eles estão posicionados e o pior de tudo... que Cartografia é apenas para ver mapas e somente isso!!! Sabemos que não é bem por ai, não é verdade? Então irei resumir um pouco para as pessoas que não são da área e que estejam interessadas em saber, nem que resumidamente, sobre essa matéria que é tão importante, não só para a Geografia, mas também para outras áreas envolvidas.

O que é Cartografia?

" O estudo da Cartografia, é o ramo da ciência que trata da elaboração de mapas, é importante porque proporciona subsídios para a análise e interpretação de mapas, tabelas e outros recursos gráficos utilizados não só pela Geografia, mas também por outras ciências."
(COIMBRA, Pedro e TIBURCIO, José Arnaldo M.; Geografia: Uma análise do espaço geográfico; São Paulo: Ed. Harbra Ltda., 1992)
" A Cartografia é a ciência (arte e técnica) que se ocupa em representar a Terra (e outros planetas) através de mapas ou cartas que expressam, em escalas reduzidas e com soluções gráficas específicas, todos os fenômenos físicos, humanos e econômicos localizados no espaço geográfico."
(BOCHICCHIO, Vincenzo Raffaele, Atlas Atual: Geografia, S. Paulo, Atual, 1993)
Ela compreende " o conjunto dos estudos e das operações científicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou da exploração e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização" engloba, portanto, todas as atividades que vão do levantamento do campo ou de pesquisa bibliográfica até a impressão definitiva e à publicação do mapa elaborado. Dizemos que a Cartografia é ciência, arte e técnica, pois ela engloba esses três elementos como função, enfim, tem familiaridade com os modernos sistemas de procedimentos de criação e de divulgação de mapas, desde o sensoriamento remoto até a cartografia computadorizada, passando pelo desenho manual e pela impressão.
(Associação Cartográfica Internacional, Comissão para a Formação de Cartógrafos; Reunião na UNESCO, Paris, Abril de 1966)

Por enquanto, posso dizer que esse é o mínimo sobre o que significa a Cartografia em si, pois são vários os conteúdos que precisam ser explicados para entendê-la em seu contexto pleno. Deixo bem claro que irei continuar abordando esse assunto nos próximos textos e como sequência desse, falarei sobre o Mapa, o que ele significa e como é utilizado.
(Parte do conteúdo foi utilizado do material do 1º semestre de Geografia (aula 1 e 2) do UNIFIEO, elaborado por Fernanda Padovesi Fonseca, que é Doutora em Geografia Física, formada pela USP e professora de Cartografia I e II do UNIFIEO).
Curiosidade: No curso de Cartografia I no UNIFIEO, as aulas são no laboratório da disciplina citada e com a orientação de dois professores, uma é a professora Fernanda e o outro é o professor João Carlos Christophe da Silva, mestre em Geologia.
Caroline

Um comentário:

Anônimo disse...

A cartografia. Sobretudo a computadorizada é um instrumento eficaz na gestão territorial. Verdadeiro ou falso. E por que?