sexta-feira, 31 de julho de 2009

COMPARE DOMÍNIOS COM BIOMAS

Vários conceitos são discutidos durante o curso de Geografia, que nos fazem pensar durante quase todos os semestres e acabam até mesmo confundindo nossas cabeças. Dois que me faziam pensar muito, são: Os Domínios Morfoclimáticos, muito discutido por Aziz Ab'Saber e os Biomas. São um tanto dificeis de destinguir, por serem conceitos um pouco parecidos.
Fora que são conceitos que todo geógrafo deve conhecer, pois vai estar presente na sua vida acadêmica, durante os trabalhos de campo, e para aqueles que optarem pela licenciatura, vão ter que discutir muito em suas aulas. Portanto, vamos aos conceitos!
Domínios Morfoclimáticos
Uma grande dificuldade quando se pretende dividir um território em paisagens naturais é que os limites dos seus elementos em geral não coincidem.
Nem sempre o clima ou a vegetação são semelhantes em toda a sua extensão, como por exemplo, o planalto. Determinado tipo de clima pode abranger um planalto e uma planície, bem como vários tipos de vegetações.
Esse problema pode ser resolvido em áreas de transição, há áreas em que ocorre certa semelhança, em toda a sua extensão, do tipo de clima, relevo, hidrografia, vegetação e solo.
Outra dificuldade para dividir um território em paisagens naturais é o fato de não existir nenhuma regra geral para isso. Antigamente, costumava-se considerar o clima (ligado às latitudes) como determinante, dividindo-se as paisagens naturais do globo em zonas tropicais, temperadas, subtropical e etc.
O clima não é mais estudado como dependente apenas da latitude, mas principalmente da dinâmica atmosférica, da ação das massas de ar. Temos como exemplo a caatinga e o clima semi-árido no sertão nordestino ou a cobertura florestal da porção litorânea do país, desde o nordeste até o sul.
Por causa disso, não se usa mais, mesmo para o Brasil, o termo zona e sim domínio – conjunto natural em que há interação entre os elementos e o relevo, clima ou vegetação, que são determinantes. Existem 6 tipos de Domínios brasileiros:
- Domínio amazônico
É formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial amazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico. Apresenta graves problemas de degradação ambiental, representado pelas queimadas e desmatamentos;
- Domínio do cerrado
Corresponde à área do Brasil Central e apresenta extensos chapadões e chapadas, com domínio do clima tropical semi-úmido e vegetação de cerrado. A vegetação do cerrado é formada por arbustos com troncos e galhos retorcidos. Nesse domínio estão as áreas dispersoras da Bacia do Paraná, do Paraguai, do Tocantins, do Madeira e outros rios destacáveis.
- Domínio dos mares de morros
Esse domínio acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o nordeste até o sul do país. Caracteriza-se pelo relevo com topografia em "meia-laranja", mares de morros, formados pela intensa ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.
Apresenta predominantemente clima tropical quente e úmido, caracterizado pela floresta tropical, que, na encosta da Serra do Mar, é conhecida como Mata Atlântica.
- Domínio da caatinga
Corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semi-árido e típica vegetação de caatinga formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores. A bacia do São Francisco o atravessa.
Nesse domínio, aparecem os morros residuais, resultantes do processo de pediplanação em clima semiárido.
- Domínio da araucária
É o domínio que ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado às médias altitudes, entre 800 e 1300 metros. Nesse domínio aparecem áreas com manchas de terra roxa, como no Paraná. A floresta de araucária também é conhecida como Mata dos Pinhais;
- Domínio das pradarias
Domínio representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias (campos).
Biomas
São áreas cujo as comunidades atigiram seu estágio máximo de desenvolvimento, denominado estágio climáx. Para que determinada região seja considerada um bioma, deve apresentar fauna e flora típicas e condições climáticas similares em toda a sua extensão. Vário fatores ambientais são necessários para que essas condições ocorram, como latitude, pluviosidade, temperaturas médias e etc.
Muitas vezes confundem biomas com ecossistema. Entre tanto, ecossistema implica, inter-relações entre os fatores bióticos e abióticos e bioma caracteriza-se por ser uma grande área de vida formada por um complexo de habitats e comunidades, portanto, as inter-relações entre eles não são consideradas.
Temos 6 biomas:
- Bioma da Amazônia
É a maior floresta pluvial tropical do mundo, pois abrange grande parte da região Norte do Brasil e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Portanto, a Floresta Amazônica ocupa quase metade do território brasileiro, o que faz com que o Brasil seja um campeão de biodiversidade, encabeçando a lista dos países megadiversos;
- Bioma do Cerrado
É o segundo maior bioma do Brasil em extensão territorial, pois ocupa grande parte da Região Centro-Oeste do País. Também conhecido como savana brasileira, é um bioma tropical com estações bem definidas de seca (inverno) e chuvas (verão).
Sua vegetação é menos densa que a das florestas tropicais e desenvolve-se em regiões sujeitas a incêndios naturais, apresentando árvores que possuem troncos retorcidos e cascas com espessa cortiça, resultantes da pobreza de nutrientes do solo da região e não pela falta de água, como erroneamente se pensa. Devido a seu aspecto mais grosseiro, esse tipo de vegetação sempre foi menosprezada, pois é considerada uma área perdida para a economia do País;
- Bioma da Caatinga
A Caatinga, também conhecida como Sertão Nordestino, manifesta-se na maior parte do nordeste brasileiro, que apresenta clima semi-árido, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas. Em tupi-guarani significa “mata branca”, devido ao aspecto de sua vegetação em época de seca, em que as plantas perdem as folhas e os galhos ficam acinzentados.
Apesar de toda a aridez, a região é rica em biodiversidade animal e vegetal, pois abriga 1/3 de espécies endêmicas exclusivamente brasileiras, ou seja, elas só existem na Caatinga. De forma geral, a vegetação é formada por arbustos, árvores baixas, retorcidas e cheias de espinhos ou cactos, todos adaptados ao clima quente e seco;
- Bioma Pantanal
O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com altitudes muito baixas, recebe as águas de vários rios da região que são acompanhadas de toneladas de sedimentos que tornam o solo desse bioma extremamente rico.
Embora não possua tantas espécies endêmicas como a Mata Atlântica e a Amazônia, a sua biodiversidade é riquíssima, com destaque para a incrível variedade de aves e peixes;
- Bioma da Mata-Atlântica
A Mata Atlântica é uma floresta pluvial tropical com clima quente e úmido devido à proximidade com o oceano, do qual recebe ventos carregados de vapor d'água. Originalmente essa floresta ocupava toda a faixa litorânea do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e sua vegetação se assemelha muito com a da Amazônia.
Embora seja menor que o bioma amazônico, sua biodiversidade é considerada a mais rica das apresentadas em florestas tropicais, pois possui um extraordinário número de espécies endêmicas, ou seja, que são encontradas apenas nesse bioma. Apesar de sua vasta biodiversidade, a situação da Mata Atlântica é extremamente grave, pois das duzentas e duas espécies de animais oficialmente consideradas ameaçadas de extinção, de acordo com o IBAMA, cento e setenta e uma estão presentes nesse bioma;
- Bioma dos Campos
Encontra-se esse tipo de bioma em dois lugares distintos: os campos de terra firme (savanas de gramíneas baixas) são característicos do norte da Amazônia,Roraima, Pará, Ilha do Bananal e Ilha de Marajó, enquanto os campos limpos (estepes úmidas) são típicos da Região Sul.
Os campos sulinos, conhecidos como pampas ou pradarias, abrangem o centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, que apresenta clima subtropical, com verão muito quente e inverno rigoroso.
É formado por vegetação rasteira ou arbustiva, constituída principalmente por gramíneas e pequenas árvores esparsas. Sua biodiversidade animal é bastante típica, mas não muito rica, pois é formada basicamente por roedores, felinos e aves.
Temos aí dois conceitos que podem confundir ao serem pesquisados, para isso precisa ficar explícito a diferença entre eles.
Não se deve, pois, confundir o Domínio com o Bioma. A palavra Domínio deve ser entendida como uma área do espaço geográfico, com extensões subcontinentais, de milhões até centenas de milhares de Km2, onde predominam certas características morfoclimáticas e fitogeográficas, distintas daquelas predominantes nas demais áreas. Isto significa dizer que outras feições morfológicas ou condições ecológicas podem ocorrer em um mesmo Domínio, além daquelas predominantes. Assim, no espaço do Domínio do Cerrado, nem tudo que ali se encontra é Bioma de Cerrado. O Domínio é extremamente abrangente, englobando ecossistemas os mais variados, sejam eles terrestres, paludosos, lacustres, fluviais, de pequenas ou de grandes altitudes etc. O Bioma do Cerrado é terrestre. Assim, podemos falar em peixes do Domínio do Cerrado, mas não em peixes do Bioma do Cerrado.
Deixando claro que, Domínio é maior do que Bioma e tem significados e importâncias diferenciadas.
Por Carol Araújo

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o blog me ajudou muito ...

Unknown disse...

adorei esse blog me ajudou muito mesmo

Unknown disse...

Muito 10 esse blog, me ajudou muito.

Muito obrigado...

Caroline Araújo disse...

Fico feliz que as postagens desse blog vem ajudando algumas pessoas, pois é esse realmente o objetivo. Agradeço a todos que o visitam!
Caroline.

Anônimo disse...

muito bom mesmo :)