terça-feira, 21 de outubro de 2008

Semana Cultural do UNIFIEO



Para os interessados, nessa semana, nos dias 22/23/24 de Outubro, se inicia mais uma semana cultural do UNIFIEO, onde acontecerão muitas palestras e exposições de trabalhos realizados por todos os cursos da faculdade. Para o pessoal da Geografia, nos três dias haverá palestras de ex-alunos, que vão poder contar um pouco do que aconteceu com eles depois que terminaram o curso, qual foi o rumo que seguiram; alunos, que vão expor suas pesquisas; e alguns professores. que vão mostrar a pesquisa que estão produzindo sobre o trabalho de campo que fizeram para a cidade de Praia em Cabo Verde, na África e qual a relação dessa pesquisa com a cidade de Osasco e região (SP) em relação aos processos de urbanidade. Durante os dias que se realizarão a semana cultural nós alunos do 5º semestre de Geografia da Instituição faremos uma pesquisa com o pessoal que estiver circulando pelo prédio da faculdade. Essa pesquisa terá como foco o que as pessoas sabem sobre a Instituição e principalmente, sobre o que pensam sobre o que é Geografia ou sobre o curso em si, para avaliarmos se o interesse e o conhecimento pela área está realmente tão degradado e saber se a divulgação dos cursos da Instituição estão valendo a pena. Quem sabe os resultados não dão um "acorda" para o "Seu Reitor" e faça com que ele perceba a importância do nosso curso dentro e fora da Instituição. A idéia dessa pesquisa foi de Matheus de Almeida Santos, que é um dos alunos de Geografia que realiza uma pesquisa pelo PIBIC (que mostra como se estruturam as formações de condomínios na cidade de Osasco).
Além do que citei sobre as palestras e a pesquisa, também haverá uma exposição de alguns professores e alunos sobre a importância do Trabalho de Campo para a vida acadêmica de um geógrafo, com fotos dos lugares onde visitamos e depoimentos do quanto significa para os professores e alunos sair para campo na preparação de um aluno de Geografia.
E, finalizo, com um dos pensamentos de Roberto Bartholo, no livro "Amazônia, Geopolítica na virada do III Milênio" de Bertha Becker, "a excelência acadêmica é um compromisso que nunca se deixa reduzir à simples resolução eficiente de problemas que não temos autonomia de estruturar. A missão da universidade é ser lugar de ousadia e risco. Ousar nomear os problemas que entendemos ser de enfrentamento prioritário é condição de soberania e autonomia ética. E isto implica ter por horizonte, para além da mera autonomia tecnológica, o empenho pela autonomia epistemológica."

Que assim se fortaleça a Geografia!!!

Caroline

Nenhum comentário: