segunda-feira, 1 de março de 2010

GEOPROCESSAMENTO - É o boom do momento

Existem algumas definições para o termo GEOPROCESSAMENTO: " O termo denota a disciplina do conhecimento que utiliza as técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicação, Energia e Planejamento Urbano e Regional." Temos também, " (...) um conjunto de conceitos, métodos e técnicas que estão em torno do processamento eletrônico de dados que opera sobre registros de ocorrência georreferenciados, analisando suas características e relações geotopológicas para produzir informação ambiental."
As ferramentas computacionais para o Geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) ou Geographic Information System (GIS), permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados geo-referenciados. Tornam ainda possível automotizar a produção de documentos cartográficos.
Num país como o Brasil, que é cheio de carências de informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais, o Geoprocessamento apresenta um enorme potencial, principalmente se baseado em tecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido localmente.
Muitos pesquisadores e especialistas na área preferem o termo Geoinformática, que é mais geral que o termo Geoprocessamento, e corresponde a uma analogia ao termo Bioinformática. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) prefere este termo. A SBC possui uma comissão especial de Geoinformática e organiza anualmente o Simpósio Brasileiro de Geoinformática (GeoInfo). Mais facilmente falando são informações relacionados e recursos naturais, cartografias, transportes, comunicações, entre muitos outros que vem surgindo a cada dia; por meio da informática.

Histórico
* Década de 50 - o termo surge na Inglaterra e Estados Unidos com o objetivo de reduzir custos de produção e manutenção de mapas;
* Década de 60 - primeiros estudos de Sistema de Informação Geográfica (SIG) no Canadá;
* Década de 70 - desenvolvidos novos e mais acessíveis recursos de hardware. Foi então que surge a expressão Geographic Information System (GIS) e foi criado os primeiros sistemas comerciais de CAD, plantas para engenharia e serviram de base para os primeiros sistemas de cartografia automatizada, onde apenas grandes organizações tinham acesso à tecnologia;
* Década de 80 - SIG inícia um processo de acelerado crescimento, que dura até os dias de hoje.

No Brasil
Tem a divulgação feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do professor Jorge Xavier da Silva. Desenvolveu junto ao seu grupo o Sistema de Análise Geográfica Ambiental (SAGA).
Mas o Geoprocessamento tem maior divulgação no setor de telefonia, através do Sistema de Automatização de Gerência da Rede Externa (SAGRE).

Popularização do Geoprocessamento
* Década de 80 - popularização e barateamento das estações de trabalho gráficas, ocorreu a difusão do uso de GIS;
* Década de 90 - consolidação do uso do Geoprocessamento como ferramenta, usado no meio acadêmico e alcançando o mercado com velocidade tremenda;
* Anos 2000 - uso da web consolidado e grandes corporações adotando o uso da intranet. Os usuários já não precisam ser mais especialistas. No Brasil, além do próprio termo Geoprocessamento, passa-se a adotar o termo Geotecnologias para representar o mesmo conceito.

A Massificação do Geoprocessamento
Após o surgimento do Google Maps, Google Earth e do Wikimapia uma verdadeira revolução está acontecendo. Pessoas que até então não tinham qualquer contato com as ferramentas GIS, de uma hora para outra podem ter acesso a qualquer parte do planeta por meio de aplicações que misturam imagens de satélite, modelos 3D e GPS, sendo que o usuário necessita apenas ter conexão à internet. A Microsoft já anunciou também a sua solução de visualização do globo terrestre em 3D, chamado virtual Earth. Fabricantes de aparelhos celulares já estão lançando telefones equipados com GPS e mapas. Montadoras já fabricam carros com sistema de rastreamento por satélite.
A cada dia fica mais comum estar em contato com o Geoprocessamento, mesmo que não saibamos que ele está de alguma forma sendo usado.

Algumas siglas importantes
DPI - Divisão de Processamento de Imagens;
SITIM - Sistema de Tratamento de Imagens;
SIG - Sistema de Informação Geográfica;
SPRING - Sistema de Processamento de Informações Geográficas, este unifica o tratamento de imagens de Sensoriamento Remoto, mapas temáticos, cadastrais, redes e modelos numéricos de terreno;
LAPIG - Laboratório de Processamento de Imagens e Georreferenciamento;
SIAD - Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento;
GPS - Global Positioning System ou  Sistema de Posicionamento Global.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoprocessamento
http://www.geoprocessamento.net/
http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/

Por Caroline Araújo