segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS


Este vídeo mostra todos os tipos de projeções existentes de uma forma diferente de visualização e bem dinâmica!

Por Carol Araújo.

A HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA

Vejam um vídeo bem resumido da Evolução da Cartografia, além de informativo, despertador de curiosidade, é lindo!!!

Por Carol Araújo.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

OPINIÃO PROPRIA

Pode uma pessoa que ao se pronunciar sobre qualquer que seja o assunto sempre leve em consideração primeira a sua propria opinião? Que não tenha medo ou bloqueios de discutir ou explanar com os indivíduos de qualquer escalão que seja como seu igual? E que além de ter opinião propria sempre priorizou transmitir aos que podem e puderam compartilhar destas opiniões que o principio básico para se conquistar opinião própria é a busca pelo conhecimento?
Essa postura causa certo desconforto àqueles que não gostam de ter o debate das idéias, que não questionam e também não se questionam, que preferem manter o status quo, a mesma e confortável postura das aparências, que não se incomodam em propor novas visões e novos conceitos de se discutir, nem de produzir o novo.
O atual momento me obriga a manifestar uma opinião a qual tenho e que já faz tempo que gostaria de manifestar. Não faço isso por oportunismo, nem por solidarismo baratos. Faço por reconhecimento às contribuições que foram feitas aos que se dispuseram a ouvir e tentar compreender seu pensamento, e a tentar construir a partir deste.
São muitas as fontes que provam isso, desde artigos a produções literárias de alto valor educacional, acadêmico e de pesquisa.

E assim: 

Quero agradecer a todos os mestres e doutores que compõem/compuseram o Departamento de Geografia da FIEO, que na postura de professores auxiliaram na minha graduação e na melhor construção e direcionamento de meu pensamento. Quero agradecer também aos colegas que justamente fizeram parte junto deste processo e que também contribuíram para o mesmo, acima de tudo. Tenho orgulho de ter passado por esta experiência e dela ter extraído o que me foi oferecido de melhor, o conhecimento.
Em especial, quero agradecer a um professor, o que melhor representa esta minha opinião e que também pode sê-la de meus colegas de curso. Suas explicações e propostas de estudo sempre zelaram pelo exercício do raciocínio mais aguçado, que deixassem a construção simplista e pobre de visão de mundo, sempre apoiou que todos buscassem o questionamento das idéias, não pela afronta aos discursos, mas enxergassem através das mais variadas dimensões existentes.
Ao professor Jaime Tadeu Oliva, o meu mais sincero muito obrigado, por tudo aquilo que me apresentou e que representa no conjunto de minha formação. Suas aulas sempre puderam contribuir para uma melhor interpretação das diferentes esferas que constituem nossa sociedade e do foco de nossa ciência, o espaço. E nesse conceito foi mestre em trabalhar sua organização e as discussões que o cercam, sem se prender aos pragmatismos e dogmas que ainda sustentam muitos dos pilares desta ciência, contribuindo, assim, ainda mais para a minha forma de enxergar os fenômenos espaciais nas mais diferentes escalas que eles se manifestam.
Sua defesa a uma linha de pensamento que buscasse analisar e avaliar os mais variados conceitos e interpretações da realidade para se construir uma melhor representação do espaço, numa defesa de uma Geografia embasada na pluralidade das relações fez surgir em mim um sentimento de reconhecimento aos seus méritos e de querer, assim como ele, contribuir para esta ciência social.

Com toda a Sinceridade,

Matheus de Almeida Santos
Graduado em Geografia pelo Centro Universitário FIEO 
06/2009

















domingo, 13 de dezembro de 2009

DUELOS VERDES - O que é melhor para o planeta: beber vinho ou cerveja? Usar joias ou bijuterias? Ter filhos ou não? Aqui está um guia de sustentabilidade nos mínimos detalhes.



COPO DE PLÁSTICO X CANECA

COPO
* Para suprir a mítica necessidade diária de 2 litros de água, uma pessoa precisaria consumir 16 copinhos de 125 mililitros por dia, quase 6 mil por ano. Ainda que fabricar os copos consuma 100 litros de água, eles servirão 730 litros - 732 em anos bissextos.
* Mas a fabricação das embalagens provoca a emissão de 4,6 quilos de CO2 e outros gases responsáveis pelo aquecimento global. Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem de embalagens produzem gases de efeito estufa equivalentes aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano.
* Por fim, cada copinho demora pelo menos 100 anos para se decompor.
CANECA
* Lavar uma caneca de 200 mililitros por 5 segundos gasta 500 mililitros de água.
* Logo, se os tais 2 litros por dia forem bebidos nessa caneca, será necessário lavar a caneca 8 vezes, gastado quase 4 litros de água.
* Ao longo de um ano, essa atividade terá consumido 1460 litros de água - 1464 em anos bissextos.
CONCLUSÃO
Beber água em um recipiente reaproveitável causa menos danos ao planeta.
FONTES: Sabesp, Ciclo de vida das embalagens no Brasil, de Renata Valt (Thesaurus Editora), Berverage Marketing Corporation, Proconve.



SACO DE PAPEL X  ECOBAG

ECOBAG
* As queridas dos naturebas duram 5 anos.
* Cada uma delas é capaz de eliminar até 1000 sacolas descartáveis em sua vida útil.
* Levou-a para o super mercado 4 vezes?
É o que basta para seu impacto ambiental se tornar menor que o das sacolas pláticas ou de papel em todos os indicadores.
SACO DE PAPEL
* Demora menos tempo para se decompor, mas nem por isso é menos poluente.
* Comparado com a ecobag, sua produção emite 80% mais gases de efeito estufa, gasta 3 vezes mais água e resulta em 2 vezes mais residuos e 70% mais gazes que provocam a chuva  ácida.
* Só nos EUA, 14 milhões  de árvores são cortadas para produzir preciosas sacolas de papel.
* Esta vai doer: gasta-se 98% mais energia para reciclar sacolas de papel que as de plástico.
CONCLUSÃO: As ecobags são as alternativa mais ecológicamente correta: desde que você não acumule dezenas delas.


CERVEJA X VINHO

VINHO
* Um estudo da consultoria Walte Foot-print Network revelou que a produção de cada litro de vinho consome outros 960 litros de água, a maior parte deles gasta no cuidadoso cultivo des uvas.
* Em outras palavras, são necessários 120 litros de água para produzir cada taça de vinho. Vinhos ruins, inclusive.
* Os 22% de vinhos importados consumidos no Brasil representam muito mais emissões de CO2 com transporte do que o 1% de cerveja importada.
CERVEJA
* De acordo com um relatório apresentado na Semana Mundial da Água em agosto pela ong WWF e uma indústria cervejeira, a produção de cada litro de cerveja consome 155 litros de água - um banho no vinho. Ou não, porque consome menos água... ah, você entendeu.
* Em lata, a cerveja é ainda mais vantajosa para o ambiente, já que o Brasil é recordista mundial de reciclagem de latas de alumínio, com um índice de 96,5%.
* A reciclagem do alumínio economiza energia elétrica: em 2007 permitiu poupar 2300 GWh/ ano, o sufuciente para abastecer por um ano uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Goiânia.



APARTAMENTO X CASA

APARTAMENTO
* Na teoria, concentrariam atividades em menos espaço, permitindo menos deslocamentos de carros. Serviços urbanos, como coleta de lixo, também se beneficiariam do adensamento ao deslocarem-se para atender moradores. Outra vantagem da concentração populacional é que quem mora em apartamento não gasta água lavando seus carros na calçada e nem molhando seus jardins.
CASA
* Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a construção de casas promove a expansão descontrolada da mancha urbana, aumentando o percurso e o tempo de viagem entre trabalho e residência e, consequentemente, o volume de fumaça saindo do escapamento dos veículos.
CONCLUSÃO
Do ponto de vista da ocupação do solo e aproveitamento dos recursos, morar num prédio é mais sustentável. Sem carro, de preferência.


JOIAS X BIJUTERIAS

JOIAS
* Fora abalar o sustento de quem compra, a obtenção de metais nobres, usados em joias, agride o planeta. Para cada tonelada de ouro, é preciso cavucar 300 mil toneladas de minério. Essa retirada de grandes volumes de terra e rocha pode alterar paisagens naturais e comprometer ecossistemas. Muitas minas utilizam o cianeto de sódio, uma substância tóxica, na separação do ouro. Assim como o mercúrio usado nos garimpos, ela pode causar acidentes ambientais.
BIJUTERIAS
* Para obter 1 tonelada de cobre, cuja a liga metálica é usada em muitas bijuterias, removem-se 110 toneladas de minério - bem mais em conta. Após a etapa chamada de galvanoplastia - um banho metálico dado na peça -  são descartadas soluções contendo metais pesados e substâncias como, ácido sulfúrico e ácido crômico. O tratamento adequado desses resíduos pode contaminar a água usada no abastecimento e destruir ecossistemas.
CONCLUSÃO
A produção de joias tem maior impacto ambiental. E os riscos da fabricação de bijuterias podem ser reduzidos com procedimentos dentro das empresas.


ALGODÃO X LÃ


* São necessários 500 mil litros de água para produzir cada tonelada de lã. Sim, essas ovelhas bebem. Além de insaciáveis, os animais de onde é extraida a lã emitem grandes quantidades de metano. Estamos falando de 20 a 30 litros diários de pum de ovelhas, bezerros e carneiros, gases que contribuem 21 vezes mais para o aquecimento global que o CO2.
ALGODÃO
* A exportação de algodão asiático para a Europa é responsável por 20% do ressecamento do mar de Aral, por causa da irrigação de lavouras em países como Uzbequistão. Se Felipão e Rivaldo estiverem usando uniformes de algodão no FC Bunyodkor eles também são parte do problema. Por trás da fabricação de uma única calça jeans estão 11 mil litros. O fertilizante usado nas lavouras é a base de nitrogênio. Quando aplicado inadequadamente, libera óxido nitroso, um gás muito tóxico.
CONCLUSÃO
É praticamente um empate. Como o couro, pele e tecidos sintéticos são igualmente agressivos à Mãe Terra, o jeito é apelar para tecidos sintéticos e, brechós - quer algo mais sustentável que reciclar roupas?


PIA X BANHO

PIA
* Se uma pessoa escovas os dentes na pia por 5 minutos com ela aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se ela molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, depois, enxaguar a boca com a água de um copo, gastará menos que 1 litro de água na escovação.
BANHO
* Considerando que a escovação aconteça durante um banho de chuveiro, serão consumidos 15 litros de água. E há o gasto desnecessário de eletricidade. Nos horários de pico, a partir das 19h30min, esse desperdício significa ativar usinas termelétricas, movidas a gás natural, carvão ou biodiesel, e que lançam dióxido de carbono na atmosfera.
CONCLUSÃO
Escovar os dentes na pia, desde que com a torneira fechada.


COM FILHOS X SEM FILHOS

NÃO TER FILHOS
* Nos últimos 45 anos, a demanda pelos recursos do planeta dobrou. Esse aumento se deve, em boa parte, ao crescimento demográfico. Diante disso, há quem proponha cortar o mal pela raiz. O Movimento de Extinção Voluntária da Humanidade, por exemplo, prega que as pessoas deveriam parar de se reproduzir. Sem gente, o mundo seria um lugar muito melhor, diz o movimento, que no entanto ainda não deu ínicio ao processo.
TER FILHOS
* Para muitos especialistas, não é o crescimento demográfico, mas o padrão de consumo que ameaça os recursos naturais. Os americanos, por exemplo, consomem 4 vezes e meia mais do que o considerado sustentável. No livro "O Mundo sem Nós", Alan Weisman, da Universidade do Arizona, propõe que se adote a politica do filho único. Desse modo, seria possível reduzir a população do mundo para 5 bilhões de pessoas até 2100.
CONCLUSÃO
Consumo não predatório é mais viável que propor a extinção da humanidade. Basta consumir menos que o planeta nos aguenta.

REVISTA: Superinteressante, dez 2009 - edição 279, pág 66.

Além de achar essa matéria muito bacana e até mesmo engraçada, ela é intencional, pois não é porque sou geógrafa que me preocupo com ações ambientais positivas. Essa semana vi uma pessoa, colega minha, cometendo um ato incompreensível e fiquei chocada. Estavamos no trem com alguns amigos reunidos, dentre eles geógrafos, hoteleiros e historiadores... todo mundo formado ou se formando, quando essa pessoa joga um lixo pela janela, claro que na hora todos demos um bérro e chamamos atenção. Percebi que foi um ato completamente mecânico, que a pessoa já tem o costume de fazer (poluir), e no lugar da pessoa dizer que foi sem querer, que foi impensado, não! "Ai... me esqueci que estou no meio de um monte de geógrafos, que são totalmente ambientalistas!!!". E ai, cadê a consciência dessa pessoa?! Fiquei bestificada... e estou, portanto decidida a levantar a bandeira pelo meu blog, espalhar o bem, divulgar ações positivas. Espero que todos leitores possam também seguir em frente com atos que impliquem no bem e divulguem essa matéria para outras mais!
Um abraço,
Por Carol Araújo.
Finalizações de Paula Marília Adati